03/05/2013Sete Dias com os Media no Media Lab do Diário de Notícias


 

No âmbito da Operação “7 Dias com os Media” o Media Lab do Diário de Notícias, projeto de Literacia dos Media implementado pela Brand Meaning, vai promover, entre 3 e 10 de Maio, sessões de debate entre estudantes e personalidades de referência. 

Focando 5 questões que se colocam quando falamos Liberdade de Imprensa e Liberdade de Expressão, cada uma destas questões será abordada por um orador numa conversa informal com os jovens presentes no Media Lab.

Os debates contam com a participação de, entre outras personalidades, Carlos Magno, Presidente da ERC, e António Antunes, prestigiado cartoonista.


Após cada debate os jovens vão fazer uma notícia em diferentes formatos: podcast, vídeo e texto. 

Temas:

1. Tudo o que eu escrevo na Internet é público?  A utilização destes conteúdos por outras pessoas é legítima? 

2. Quais os limites da informação? Qual o limite para a “autocensura”? Um meio de comunicação deve deixar de veicular a notícia se o seu conteúdo incitar comportamentos menos corretos?    

3. À Arte tudo é permitido?  Até que ponto o artista é livre de expressar conteúdos ofensivos ou discriminatórios? 

4. Quem manipula a informação ou divulga falsas notícias deve ser criminalizado?  Até onde a Liberdade de Expressão permite a veiculação de conteúdos forjados? 

5. Quanto custa a independência de um meio de comunicação? Até onde um meio de comunicação pode ser influenciado pelos seus anunciantes na veiculação de informação?


A iniciativa pretende chamar a atenção para as diferentes perspectivas sobre as quais uma questão pode ser abordada.