BrandMeaning vence Concurso Público Internacional para activação da marca PORTUGAL PELA FLORESTA
Media Lab inicia o seu 5º ano consecutivo no Diário de Notícias com grande apoio das escolas
Brand Meaning conceptualiza e operacionaliza MOSTRA DE CINEMA - UMA EUROPA DE CIDADÃOS”.
LIDL proporciona animação gratuita no Jardim Minicipal de Albufeira e dá vales de desconto
World Press Cartoon premeia melhores cartoonistas de 2013 no Centro Cultural Olga de Cadaval
Ministro da Educação e Ciência inaugura novo Workshop de Ciências no Media Lab DN
Media Lab estabelece parceria com Vimeca Transportes para transporte gratuito de alunos
09/05/2013Europa e multiculturalidade no Media Lab - Novos Workshops
O ano de 2013 foi designado pela Comissão Europeia como Ano Europeu do Cidadão. Numa constante dinâmica de evolução e acompanhamento dos temas relevantes na construção de uma cidadania participativa, o Media Lab, projeto de Literacia dos Media conceptualizado e desenvolvido pela Brand Meaning, disponibiliza o novo Workshop Temático "Falando da Europa".
Desenvolvido em parceira com a Comissão Europeia e com base em conteúdos disponibilizados pelo CIEJD, a iniciativa tem como principal objetivo a sensibilização, entre as camadas mais jovens, das oportunidades, benefícios e vantagens da Cidadania Europeia.
Ao longo de todo o ano, os alunos serão convidados a pensar sobre este tema, assim como a analisar os assuntos sobre a Europa que estão a ser notícia, podendo fazer uma primeira página temática ou um trabalho de multimédia de videocast ou podcast.
No âmbito deste workshop, e no dia em que se comemora o Dia da Europa, o Media Lab contou com a presença de Antoaneta Roman, especialista em comunicação.
A conversa de Antoaneta Roman com os pequenos "'repórteres" teve início com a dimensão física da europa, tendo a convidada explicado como a distância geográfica e os países que ficam entre Portugal e a Roménia, o seu país de origem, são palco de tantas diferenças culturais e, ao mesmo tempo, de tanta semelhança nos costumes.
A convidada de hoje também falou com os participantes acerca dos vários idiomas que se falam em todo o território europeu e as vantagens que o domínio das mesmas lhes podem trazer. "Saber línguas é uma riqueza que nos permite comunciar com outra gente, ter mais possibilidades de trabalho, entender música de que gostamos" disse. Sublinhou a importância que saber diferentes línguas pode ter quando se viaja e que "viajar é aprender". Acrescentou ainda que esta sabedoria "é uma riqueza que não se gasta, só pode aumentar".
Antoaneta Roman comparou a Europa a um grande país "cheio de diferenças", tanto que até tem o hino e a bandeira como dois dos seus símbolos unificadores.
A próxima sessão do workshop vai contar com a intervenção de Paulo Sande, antigo Diretor do Gabinete do Paralemento Europeu em Portugal, que trará ao Media Lab a temática "A Europa para além da Troika".