• Diálogo com os Cidadãos

O ano de 2013 foi designado pela Comissão Europeia como Ano Europeu dos Cidadãos. Durante todo o ano serão promovidas iniciativas que visam o esclarecimento e divulgação dos direitos, deveres e oportunidades decorrentes da cidadania europeia. 

Todos os dias, 500 milhões de europeus usufruem desses direitos, de que também beneficia a economia europeia.

No passado dia 22 de fevereiro Viviane Reding, Vice-Presidente da Comissão Europeia e Comissária para a Justiça, Direitos Fundamentais e Cidadania, esteve em Coimbra num Diálogo com os Cidadãos sobre os seus direitos na UE, a resposta à crise económica e o futuro da Europa. 

O Diálogo com os Cidadãos decorreu na Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra, foi transmitido em direto na SIC Notícias Interativa e na Europe by Satellite e esteve disponível em webstream e através das redes sociais Twitter e Facebook. 

O evento permitiu a participação livre de qualquer cidadão, mediante inscrição prévia. Teve, ainda, três sessões paralelas em Aveiro, no Luxembrugo e nos Açores, com intervenções em direto, via Skype, através das quais foram colocadas questões a Viviane Reding.

Durante o evento houve ainda tempo para dois momentos musicais, a cargo da Associação Académica de Coimbra e da Orquestra Gerações.

A descrição do evento está disponível na página da Comissão Europeia, no separador "Follow up the Debate".


Esta iniciativa está integrada numa série de debates públicos, designados Diálogos com os Cidadãos, lançados pela Comissão Europeia com o objetivo de aproximar as instituições europeias dos cidadãos encorajando-os a envolverem-se mais nos assuntos europeus. Durante 2013, a Vice-Presidente Reding e outros Comissários europeus, em conjunto com políticos nacionais e locais, participarão em toda a Europa em debates com cidadãos, para os escutar e responder às suas questões.

A Brand Meaning foi responsável pela gestão dos conteúdos, redes sociais, página web, produção e coordenação do evento.